Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Evolução tecnológica dos meios de Comunicação e Transporte



Meios de comunicação:

          Tudo começou  quando o ser humano desenvolveu a línguistica de sinais,depois aprimorando-se começando a desenvolver línguas,expressando os acontecimentos do dia,dentre outras coisas através de  desenhos em paredes de cavernas,gravando o cotidiano em ossos ate chegar a escrita.o surgimento da escrita marca o início da história, a invenção da técnica de imprimir ilustrações, símbolos e a própria escrita, promove a possibilidade de tornar a informação acessível à um número cada vez mais crescente de pessoas, alterando assim o modo de viver e de pensar de uma sociedade.
          Com a escrita pode ser desenvolvido os livros que ilustravam e falavam do cotidiano das pessoas ao jornal com o intuito desejado de informar o público sobre os mais importantes acontecimentos sociais e políticos.Após o jornal veio a invenção do telegrafo que possibilitou a invenção do telefone que foi muito utilizado por indústrias, governos e até mesmo pelas forças armadas de diversos países em momentos de guerra.
Após a invenção do telegrafo veio o radio que foi uma das maiores invenções criadas pelo homem pois possibilitou a comunicação a longas distancias e com uma velocidade superior ao jornal se tornando ate hoje um dos maiores meios de comunicação,concorrendo com a televisão.Após o radio veio a televisão que era  a junção dos componentes gráficos de um jornal, como imagens e figuras, com os componentes de áudio do rádio, a fala, sendo assim possível ver imagens em movimento juntamente com o áudio.
         Com o surgimento da televisão veio também o computador que era uma máquina gigantesca, de cálculos, que ocupava uma sala inteira, passando por transformações.Desde então o homem não teve limites para sua evolução, saindo dos computadores gigantescos chegando aos computadores portáteis e até os de mão, que não são somente máquinas de cálculo e sim abrangendo as mais variadas funções.
Andando lado a lado com a evolução dos computadores, está a Internet, que nem sempre fora da maneira que a conhecemos, na verdade, ela foi desenvolvida, em 1969, para fins militares, na época da Guerra Fria, e não passava de um sistema de comunicação entre as bases militares dos EUA, e tinha o nome de ArpaNet.Com o fim da Guerra Fria, o sistema tornou-se praticamente desnecessário para fins militares, que os mesmos resolveram dar acesso ao público, e foi em 1971 que ela passou a ser usada por acadêmicos e professores universitários, principalmente nos EUA, onde os mesmos trocavam pensamentos e mensagens, passando a ser denominada como Internet. A disseminação e a popularização da rede se deu no ano de 1990, tornado-se gradativamente no que conhecemos, e hoje, em 2008, esse mundo que até então era paralelo, tornou-se indispensável para nossa vida, pois estar conectado à rede mundial é uma fonte de conhecimento, interatividade, diversão e acima de tudo, de comunicação.

Meios de Transporte:
Veículos terrestres:
     Os meios de transporte começaram na época dos "Homens da Caverna",quando o homem começou a domesticar os animais possibilitou a utilização deles como no transporte de carga,depois veio uma invenção que modificou a vida do homem,a roda,que possibilitou a invenção da carroça puxada a animais,como bois,cavalos,bufalos,etc.
     Após a invenção das carroças puxadas a tração animal veio a invenção da máquina a vapor,possibilitando o transporte mais eficaz e veloz de pessoas e de matérias primas  com a invenção do trem a vapor.Apos  o trem a vapor veio a invenção dos veículos a motor de explosão,como o carro,caminhão,a moto e muitos outros...
     A também os veículos de duas rodas como a bicicleta e a motocicleta.A bicicleta foi inventada há cerca de 200 anos.
As primeiras bicicletas eram bem diferentes das que existem hoje: eram de madeira, inclusive as rodas, e não tinham pedais.
Com o surgimento de motores menores e mais leves, eles começaram a ser instalados em bicicletas. Assim surgiram as primeiras motocicletas.
Atualmente, bem mais modernas, as motocicletas dividem o espaço das ruas com outros meios de transporte.
Veículos voadores:

O sonho de voar foi realizado há cerca de 220 anos, a bordo de balões inflados com ar quente. Mas o vôo nesses balões era prejudicado pela dificuldade que existia em controlar a direção que eles tomavam.
Os dirigíveis, balões compridos e motorizados, possibilitavam o controle da direção a ser tomada e possibilitaram a realização de viagens aéreas entre lugares distantes.
O grande avanço no transporte aéreo foi a invenção do avião.

Desde a construção do avião idealizado pelo brasileiro Alberto Santos Dumont, de nome 14-Bis, os avanços tecnológicos dessas máquinas voadoras não pararam de ocorrer.
Costuma-se dizer que os aviões encurtam as distâncias entre os vários lugares do mundo. Por desenvolverem alta velocidade, os aviões percorrem grandes distâncias em pouco tempo. 

Domesticação dos animais;

Invenção da roda;

Invenção da máquina a vapor;

Invenção do automóvel.

Procura saber de que forma contribuíram para a evolução dos transportes marítimos e fluviais as seguintes inovações/invenções:

Deslocações em troncos de árvores;

Construção das primeiras jangadas;

Construção das primeiras pirogas e utilização de remos;

Invenção e utilização das velas, quadrangular e triangular;

Invenção do barco a vapor;

Recentes meios de transporte marítimos e fluviais e o que os faz mover.

Veículos aquáticos:
 O desenvolvimento das embarcações e a descoberta de novas técnicas de navegação tornaram possível aos seres humanos atravessar rios, mares e oceanos, vencendo longas distâncias.
   Das canoas de madeira às grandes embarcações, como os transatlânticos, houve muitos progressos.
   As canoas são consideradas as primeiras embarcações utilizadas para o transporte de pessoas e de carga. Aproveitando a correnteza da água ou usando remos, os navegadores moviam as canoas, percorrendo pequenas distâncias.
 Com o tempo, foram inventados os barcos a vela, que se moviam impulsionados pela força do vento. A utilização dos barcos a vela tornou possível navegar distâncias maiores do que aquelas percorridas pelos barcos a remo.
O aperfeiçoamento dos barcos a vela deu origem às caravelas. Elas foram inventadas pelos portugueses há cerca de 600 anos.
    As caravelas eram embarcações mais ágeis e velozes, e possibilitaram a realização de grandes viagens marítimas. Foi a bordo de uma caravela que Pedro Álvares Cabral chegou às terras que atualmente formam o Brasil.
  Depois dos primeiros barcos a vapor, que surgiram há cerca de 200 anos, muitas embarcações começaram a utilizar motores movidos a diesel, um óleo combustível. Além disso, modernas turbinas a vapor foram desenvolvidas para mover grandes navios. As viagens tornaram-se, então, mais rápidas. 
  Atualmente, os navios de carga transportam uma grande quantidade dos mais variados produtos, desde alimentos perecíveis até automóveis e petróleos.
   Existem também os transatlânticos, que navegam nos oceanos e se destinam ao transporte de muitos passageiros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário