Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Redes de Comunicação

Redes de comunicação ou meios de comunicação:
Os meios de comunicação são instrumentos que nos auxiliam a receber ou transmitir informação. Dessa maneira, eles nos ajudam a nos comunicar um com o outro. Por exemplo: nosso tio mora em outra cidade, mas graças ao telefone conseguimos conversar com ele.
Os meios de comunicação mesmo sendo diferentes eles são mais eficaz em conjunto; Por Ex.: uma pessoa descobre um fato e fala para outra verbalmente, porém quando esse pessoa sabe deste acontecimento, ela bota em uma rede social da Internet, onde dezenas de pessoas poderam ver, indo até mesmo as redes de Televisão. Certo vamos descobrir quais elas (seguidos por uma breve descrição) :
Telefone: Telefonia é um sistem de transmissão de vozes a distância via cabos, fios ou ondas hertzianas.

Rádio: Rádio é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção de informações previamente codificadas em sinal eletromagnético que se propaga através do espaço.
Uma estação de radiocomunicação é o sistema utilizado para executar contatos à distância entre duas estações, ela é composta basicamente de um transceptor (transmissor-receptor) de radiocomunicação, de uma linha de transmissão e da antena propriamente dita. A este sistema se dá o nome de sistema irradiante.
Podcast: Podcast é o nome dado ao arquivo de áudio digital, frequentemente em formato MP3 ou AAC (este último pode conter imagens estáticas e links), publicado através de podcasting na internet e atualizado via RSS.

Jornal: Jornal é um meio de comunicação impresso, geralmente um produto derivado do conjunto de atividades denominado jornalismo. As características principais de um jornal são: o uso de "papel de imprensa" - mais barato e de menor qualidade que os utilizados por outros materiais impressos; a linguagem própria - dentro daquilo que se entende por linguagem jornalística; e é um meio de comunicação de massas - um bem cultural que é consumido pelas massas. Os jornais têm conteúdo genérico, pois publicam notícias e opiniões que abrangem os mais diversos interesses sociais. No entanto, há também jornais com conteúdo especializado em economia, negócios ou desporto, entre outros. A periodicidade mais comum dos jornais é a diária, mas existem também aqueles com periodicidade semanal, quinzenal e mensal. O jornal foi o primeiro - e, por muito tempo, o principal - espaço de atividade profissional do jornalismo. Os jornais contemporâneos normalmente são impressos em um tipo específico de papel espesso e áspero - o papel-jornal ou "papel de imprensa", (newsprint em inglês), um papel reciclado, obtido de pedaços de madeira não aproveitados na fabricação de móveis e fibras recicladas, cortado em folhas de tamanhos padronizados.
                                                                      
Diários: Diários é aonde você pode escrever o que você fez, o que aconteceu no dia ou o que você está pensando.
                                    
Revistas: Uma revista é uma publicação periódica de cunho informativo, jornalístico ou de entretenimento, geralmente voltada para o público em geral.
                                                                               
Televisão: Televisão (do grego tele - distante e do latim visione - visão) é um sistema eletrônico de reprodução de imagens e som de forma instantânea. Funciona a partir da análise e conversão da luz e do som em ondas eletromagnéticas e de sua reconversão em um aparelho — o televisor — que às vezes recebe erroneamente também o mesmo nome do sistema ou pode ainda ser chamado de aparelho de televisão. As câmeras e microfones captam as informações visuais e sonoras, que são em seguida convertidas de forma a poderem ser difundidas por meio eletromagnético ou elétrico, via cabos; o televisor ou aparelho de televisão capta as ondas eletromagnéticas e através de seus componentes internos as converte novamente em imagem e som.
                                          
Cinema: Cinema (do grego: κίνημα - kinema "movimento") é a técnica e a arte de registrar e reproduzir imagens com impressão de movimento, bem como a indústria que produz estas imagens. As obras cinematográficas (mais conhecidas como filmes) são produzidas através da gravação de imagens do mundo com câmeras, ou pela criação de imagens utilizando técnicas de animação ou efeitos visuais.
Os filmes são feitos de uma série de imagens individuais chamadas fotogramas. Quando essas imagens são projetadas de forma rápida e sucessiva, o espectador tem a ilusão de que está ocorrendo movimento. A cintilação entre os fotogramas não é percebida devido a um efeito conhecido como persistência da visão, pelo qual o olho humano retém uma imagem durante uma fração de segundo após a fonte ter sido removida. Os espectadores têm a ilusão de movimento devido a um efeito psicológico chamado movimento beta.
O cinema é um artefato cultural criado por determinadas culturas, que refletem as mesmas e, por sua vez, as afetam. O cinema é considerado uma importante forma de arte, uma fonte de entretenimento popular e um método poderoso para educar - ou doutrinar - os cidadãos. Os elementos visuais dão aos filmes um poder de comunicação universal. Alguns filmes se tornaram mundialmente populares ao usarem técnicas de dublagem ou legendas, que traduzem o diálogo.
NTICs: Chamam-se de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) as tecnologias e métodos para comunicar surgidas no contexto da Revolução Informacional, "Revolução Telemática" ou Terceira Revolução Industrial, desenvolvidas gradativamente desde a segunda metade da década de 1970 e, principalmente, nos anos 1990. A imensa maioria delas se caracteriza por agilizar, horizontalizar e tornar menos palpável (fisicamente manipulável) o conteúdo da comunicação, por meio da digitalização e da comunicação em redes(mediada ou não por computadores) para a captação, transmissão e distribuição das informações (texto, imagem estática, vídeo e som). Considera-se que o advento destas novas tecnologias (e a forma como foram utilizadas por governos, empresas, indivíduos e setores sociais) possibilitou o surgimento da "sociedade da informação". Alguns estudiosos já falam de sociedade do conhecimento para destacar o valor do capital humano na sociedade estruturada em redes telemáticas.
São consideradas NTICs, entre outras:
Computadores pessoais (PCs, personal computers)
Telefonia móvel (telemóveis ou telefones celulares)

Correio eletrônico (e-mail)
Internet
Tecnologias digitais de captação e tratamento de imagens e sons
Tecnologias de acesso remoto (sem fio ou wireless)
CD-ROM: O termo compacto deve-se ao seu pequeno tamanho para os padrões vigentes, quando do seu lançamento, e memória apenas para leitura deve-se ao fato do seu conteúdo poder apenas ser lido e nunca alterado, o termo foi herdado da memória ROM, que contrasta com tipos de memória RW como memória flash. A gravação é feita pelo seu fabricante. Existem outros tipos desses discos, como o CD-R e o CD-RW, que permitem ao utilizador normal fazer a suas próprias gravações uma, ou várias vezes, respectivamente, caso possua o hardware e software necessários.
Os CD-ROM, podem armazenar qualquer tipo de conteúdo, desde dados genéricos, vídeo e áudio, ou mesmo conteúdo misto. Os leitores de áudio normais, só podem interpretar um CD-ROM, caso este contenha áudio.
A norma que regula os CD-ROM, foi estabelecida em 1985, pela Sony e Philips.
Televisão Digital: A Televisão digital, ou TV digital, usa um modo de modulação e compressão digital para enviar vídeo, áudio e sinais de dados aos aparelhos compatíveis com a tecnologia, proporcionando assim transmissão e recepção de maior quantidade de conteúdo por uma mesma frequência (canal) podendo obter imagem de alta qualidade (alta definição).
Os padrões em operação comercial são capazes de transportar até 19 Mbps. Em termos práticos, isto é o equivalente a um programa em alta definição, que ocupa 15 Mbps, ou quatro programas em definição padrão, que consomem em média 4 Mbps cada.
Meios de Comunicação
Social,  MassaInterpessoal,
IntrapessoalVerbalNão verbalVisual,
AudiovisualSegmentadaRedes,
Ciberespacial e Não violenta.
Mídias
CartazCinemaCorreioFanzine,
GravadoraInternetJornalLivroOutdoor,
OutbusPanfletoPodcast,
Quadrinhos ou BDRádioRevista,
TelevisãoVídeo.
Profissões
AssessoriaDesign gráficoEditoração,
JornalismoProdução audiovisual,
Produção culturalProdução editorial, Publicidade,
RadialismoRelações públicas e Roteiro.
Disciplinas
Análise do discursoAnálise de conteúdo,
CiberculturaDialética,
Economia da informaçãoEstudos culturais,
HermenêuticaLinguísticaMarketing, MeméticaRetórica,
SemióticaTeoria da comunicação, Teoria das mediações e Teoria da propaganda.
Conceitos
AgendamentoAudiênciaCensura,
CiberespaçoCulturaCultura de massa,
Espiral do silêncioEvento midiático, Imagem,
ImprensaIndústria culturalInformação,
InteratividadeLinguagemMídia,
PropagandaSignoSímboloTexto e
Veículos.
Elementos
CanalCódigoContextoEmissor e Feedback.
Temas e Questões
Convergência tecnológicaDemocratização da comunicação,
Fluxo de informaçãoGrande mídia,
Imperialismo culturalInclusão digital,
Mídia alternativaMídia independente,
NOMICSociedade da informação e
Pós-modernidade.
Tecnologias
AnimaçãoEthernetHipermídiaMáquina de escrever,
MicrofoneNTICsPodcasting,
RadiodifusãoRadiotelefoniaSatélite,
TelecomunicaçõesTeledifusãoTelefonia,
TelegrafiaVideocassete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário