Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A FORMAÇÃO DO MUNDO GLOBALIZADO


A FORMAÇÃO DO MUNDO GLOBALIZADO



       A Globalização consiste na integração entre os países, graças ao avanço tecnológico.  Isso  decorreu através da diminuição dos custos de produção, transporte e comunicação.

      O mundo não para e, o capitalismo foi diretamente beneficiado através do comércio exterior, que com o avanço das comunicações, atingiu mais facilmente novos mercados.

      Além do capitalismo, as pessoas de um modo geral também se beneficiaram através das facilidades de comunicação, dando a globalização grande importância no aspecto social, econômico, político e cultural.

     A globalização das comunicações fica bem caracterizada pelo acesso a internet, a rede mundial de computadores.  Isso aconteceu através de acordos  entre governos de vários países e empresas da área de comunicação.

    Assim, pessoas de qualquer lugar com acesso a este serviço,  pode se comunicar em segundos com uma outra, de qualquer parte do mundo.  Pode saber o que está acontecendo no mundo naquele momento, fazer pesquisas, compras, consultas, amigos, estudar numa universidade,  enfim,  pode ter acesso ao mundo através da internet.

    Para empresas de pequeno a grande porte, o benefício foi  de  grande extensão. As empresas podem contratar empregados, comprar materiais e serviços, efetuar pagamentos, controlar filiais, consultar  cadastros, efetuar grandes negócios com empresas de qualquer lugar, trocar informações, apenas pela internet. Em muitas empresas, até a comunicação interna entre funcionários, se dá através da internet. Isso otimiza  o tempo e evitar dispersões.

      Porém, a internet não é a única responsável pela globalização das comunicações. A telefonia, principalmente a celular, que graças a redução dos custos das linhas e aparelhos, popularizou este meio de comunicação.

      A facilidade de acesso aos meios de comunicação, junto à  globalização, não traz somente benefícios. Há também aqueles que  se sentem ameaçados por essa facilidade com que as pessoas podem obter informações.   Algumas governos e organizações  religiosas usam muitos recursos no intuito de limitar o acesso a determinadas informações a seu respeito. A democratização e a liberdade, para estes, pode significar o   fim de um reinado.

     Contudo, pode-se afirmar que, graças a globalização das comunicações, a alienação deu lugar a verdadeira busca pela cidadania.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário